quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Hoje estou com esta...


New Order - Blue Monday

Tradição Portuguesa, o Magusto!

Portugal já é conhecido pela sua boa gastronomia, não falando de certas tradições de que eu gosto muito!:)
Uma tradição em Portugal é o nosso Magusto que se comemora no dia 11 de Novembro em honra ao dia de S. Martinho.

Diz a lenda que Martinho, nascido na Hungria em 316, era um soldado. Era filho de um soldado romano. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protector dos soldados. Aos 15 anos vai para Pavia (Itália). Em França abraçou a vida sacerdotal, sendo famoso como pregador. Foi bispo de Tous.Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão. Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho.

Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo.


Como não podia deixar de ser e um pouco mais cedo do normal, hoje comemorei o Magusto em casa de uma amiga, tivemos direito a umas castanhas assadas e bebida Jeropiga, hummm que maravilha!!!


Como eu gosto de castanhas!!!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Greenpeace em acção

“Quando a última árvore for cortada, o último rio envenenado e o último peixe morto, descobriremos que não podemos comer dinheiro..."


www.greenpeace.pt
A Greenpeace é uma organização mundial de campanhas que age para mudar atitudes e comportamentos, para proteger e conservar a natureza e promover a paz através de:
- Em defesa dos Oceano;
- Catalisando uma revolução energética;
- Protegendo as florestas ancestrais;
- Trabalhando para o desarmamento e a paz
- Criando um futuro livre de materiais tóxicos
- Fazendo campanha por uma agricultura sustentável
Hoje a Greenpeace entrou em acção mais uma vez, desta vez em Aveiro. Estou com a Greenpeace sempre! Pudesse eu fazer alguma coisa para mudar mentalidades...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Viajando por Cuba...


Horas de Saudade

Vou de luar em rosto, descontente:
Meus olhos choram lágrimas de sal.
— Adeus, terras e moças do casal,
— Adeus, ó coração da minha gente.
A hora da saudade é uma serpente:
Quero falar, não posso, e antes que fale
Ela enlaça-me a voz tão cordial
Que as coisas mais me lembram fielmente.
Olhos de amora, e uma ave na garganta
Para enfeitiçar a alma quando canta,
Moças com sua parra de avental;

Graça, Beleza, um verso sem medida,
A Saudade desterrou-me a vida ...
Sou um eco perdido noutro vale.

Afonso Duarte


La Habana



Matanzas


Varadero


Cárdenas


Bahía de Cochinos - Playa Larga


Santa Clara



Uma Torre em Manacas-Iznaga


Trinidad





Trinidad - Playa de Ancón




Topes de Collantes e Vista para a Península de Ancón





A linha que está a vermelho foi todo o meu percurso


Saudades, saudades...é o sentimento que eu sinto quando revejo as fotografias de uma das vezes que fui a Cuba, esta foi uma viagem que sem dúvida nunca vou esquecer.
Ficou por visitar toda a zona de Camaguey, Santiago de Cuba e Guantanamo, que por muita pena minha não deu para fazer nesta viagem, fica para uma próxima!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Como se chama este animal?

Vi muitos em Cuba, inclusivé estive a falar com o dono deste animal (na fotografia) que me disse que em Cuba era utilizado como animal de estimação, mas já não me lembro do nome, só sei que parece uma ratazana!

Mais uma lição da Natureza...

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Hoy es tu cumpleaños...

No se puede dar el regalo que le gustaría saber acerca de mí ... pero tienes todo lo que puedo hacer. Hoy y cada día quiero que sea lo más feliz posible.
Sé que su pequeña isla, es poco posible para que pueda ser realmente feliz. Vamos a esperar que las cosas cambien.
Con saudades en esta parte de la Altlântico, dedico a usted este post, porque sé que si se puede ver que va a ser muy feliz. Y usted ya sabe que voy a publicar!:)
Una vez más, y la forma en que había publicado algún tiempo, le doy las gracias que tu hiceste este dibujo, con gran amor y afecto. Una fotografía tomada y diseñada por usted

Gracias e felicidades Enrique!




Selos e Brincadeira!

Recebi da amiga Alexsandra um Selo "Prémio Dardos" e uma brincadeira a fazer.


O Selo quero passá-lo entre familia a Mãe e Irmã (para ver se a irmã recomeça a escrever)


A brincadeira a fazer consiste:


1. Albúm de figurinha - Colocar o selinho na postagem.

2. Hora do Recreio - Conte qual era a melhor brincadeira de criança da sua infância.

3. Brincando de Casinha, ou melhor, de Cozinha - Escreva a receita que fazia sucesso na sua infância.

4. Passa 3 vezes - Escolha 3 blogs e desafie para brincar.



1. O Selo está colado!

2. Quando era criança adorava brincar ás escondidas e jogar á bola (eu era muito Maria rapaz).

3. O que eu mais gostava de comer era a Feijoada e Bacalhau (são dois pratos típicos portugueses).

4. Passo esta brincadeira a um projecto muito interessante de Aguaya, ao amigo Rui e á Tombazana

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Músicas do meu momento

A vida não é um mar de rosas, nem tudo é fácil como parece, ou antes, tudo é mais difícil do que nunca!
Hoje estou assim.
Há dias assim!
E assim me despeço com duas músicas que me fazem pensar que amanhã é outro dia, e melhores dias virão.

Jason Mraz - I'm Yours



James Blunt - Carrie you home

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Salsa

Adoro dançar...e das vezes que estive em Cuba, ensinaram-me alguns passos de salsa.
Aqui em Portugal já tentei por em práctica, e não me saiu assim tão mal.
Ora vejam...

sábado, 11 de outubro de 2008

Casamentos de Cubanos com Turistas...

Outro assunto relativo a Cuba que eu tenho imensa curiosidade, um tema que se fala muito, não pelos próprios cubanos, mas por nós, ou as pessoas que visitam Cuba, ou mesmo pelas pessoas que não conhecem Cuba, mas que ouviram falar, são os casamentos que existem entre Cubanos/as com turistas.
Todos sabemos que os Cubanos são excelentes românticos e poetas, têm um dom de "enfeitiçar" uma pessoa, seja pelas suas palavras ou pelos seus actos, diz-se que já lhes está no sangue.
Este seria um assunto bom para um debate. "Até que ponto é amor verdadeiro?". Isto porque sabemos que um Cubano não tem facilidade em sair de Cuba e que o seu passaporte para a liberdade pode estar num casamento com um turista. As opiniões entre as pessoas divergem muito, desde que estes casamentos não são mais que a liberdade para um cubano, ou que são um misto de liberdade com a possibilidade de ter um família, e outras opiniões que acreditam que seja um amor verdadeiro.
Das vezes que fui a Cuba, contactei com vários cubanos que se tinham casado com turistas, todas as histórias eram diferentes, mas todas com um fim...ambos á espera do papel que lhes dava a permissão de saída. Dou-vos um exemplo de uma história interessante, que está muito próxima de mim ( os nomes não correspondem ás pessoas).

A Isabel é uma espanhola, que no Verão de 2006 foi a Cuba (Varadero) de férias com umas amigas. Nessa viagem Isabel conheceu Paulo (trabalhava no Hotel). A Isabel ficou apaixonada pelo Paulo desde o primeiro dia que o viu, até que decidiu regressar a Cuba sozinha em Novembro de 2006. Lá foi a Isabel de novo para Varadero e para o mesmo hotel e foi ai que conversou muito com o Paulo. Isabel ficou com o telefone do Paulo ( os cubanos que trabalham nos hotéis têm telemóveis muitas vezes deixados pelos turistas). Em Janeiro de 2007 Paulo pede Isabel em casamento por telefone. A Isabel aceita. Ela começa a tratar dos papeis em Espanha e vai-se casar a Cuba em Abril 2007. Depois disto Isabel regressa a Cuba de 6 em 6 meses para visitar o Paulo que até hoje está á espera da permissão de saída de Cuba para Espanha.

Eu tive a oportunidade de conhecer o Paulo que hoje em dia é um dos amigos que gosto muito, a Isabel não conheço pessoalmente, apenas falo com ela por msn ou por email.
Uma das vezes que falava com o Paulo, ele dizia que tinha uma enorme vontade de conhecer a Europa toda, ele é uma pessoa muito independente e também aventureiro, em que o sonho dele era ser "livre".
A pergunta de maioria das pessoas é, será que o Paulo está mesmo apaixonado pela Isabel, ou é uma hipótese que tem de ser livre?
O Manuel, outro amigo com que eu conversei, e que eu pus esta questão, me dizia, que é possível ele estar apaixonado, mas claro que ajudava muito o facto de ser uma hipótese de liberdade, ou seja, o sonho da liberdade e a hipótese de ver livre funde-se com o amor e que esse amor é um forma de gratidão que neste caso o Paulo tem perante a Isabel e que num futuro se pode tornar ou não inseparável ( mas isso como em todas as relações, podem dar certo ou não) .

A todos os que me lêem faço a mesma pergunta: Será um amor verdadeiro este do Paulo com a Isabel? Ou relações deste tipo é amor verdadeiro?

Gostava de saber a vossa opinião...

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Um dia na natureza...

Se para mim existe um dia muito bem passado, é sem dúvida a fazer um TT (Todo-o-Terreno). Eu costumo dizer que já é de família, a minha mãe até há poucos anos atrás, sempre teve um jipe e muitas vezes íamos fazer o TT que a marca Nissan proporcionava, além disso aprendi a conduzir num jipe. Como eu, tenho vários amigos que têm essa paixão e muitas vezes lá nos juntamos alguns e vamos passear, conhecendo sempre lugares novos.
Este domingo assim foi, combinamos sair de casa ás 10 da manhã com paragem para almoço e continuação da parte da tarde. Houve dificuldades em escolher o local, quando somos muitos, cada um opina para seu lado e ás vezes é difícil chegar a um consenso. Decidimos andar por caminhos perto da Tapada de Mafra e Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (até já fiquei com vontade de adoptar um lobo) e fizemos a paragem para almoço na "Casa dos Caracóis" para comer um belo Cozido à Portuguesa (um prato típico português), acompanhado de um vinho tinto (também Português).
Da parte da tarde continuamos em caminhos sem destino, onde de todos os lugares se avistava a nossa linda Serra de Sintra.
Com dias assim, passados na natureza, até dá vontade de chegar a casa, deitar no sofá e pensar, mas que dia bem passado!:)









quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O significado de medo em Cuba

Já há muito estava para escrever este post até que ao ler o artigo de yoana, mais vontade me deu em abordar este tema.O medo de dizer alguma coisa, o medo que ninguém entende, ou o medo difícil de explicar, este medo passa-se em Cuba.

A minha primeira viagem a Cuba foi muito enriquecedora a nível profissional e cultural também, graças a Enrique (animador cubano que trabalhava no hotel), que em pequenos momentos, "fugindo"sempre em medo, me conseguia elucidar dos problemas daquela ilha. Os momentos que tínhamos para conversar não eram muitos, visto que ele não podia ser visto a conversar com um turista e foi a partir desta privação de liberdade, que comecei com as várias questões e a querer saber mais e mais.
Dessa vez, custava-me perceber, Porquê ele fala comigo sempre a olhar para o lado? ou Porquê ele deixava palavras por dizer?, eu estranhava aquela atitude, mas não condenava.
Nesta viagem fui acompanhar um grupo com cerca de 80 pessoas, e neste grupo de pessoas poucas foram as que se aperceberam desta situação, porque passar férias num resort, esconde o que se passa verdadeiramente num país. Regressei a Portugal com vontade de saber mais, com vontade de voltar a Cuba.

Quando regressei, passados 6 meses, consegui perceber o que não percebia, consegui ter tempo para conhecer o medo que lhes vai no sangue.
Fiz esta viagem com uma amiga que não me deixa mentir, e que aliás tanto como eu, passou situações que nos deixavam indignadas e com vontade de fazer alguma coisa para que as coisas mudassem.
Eu já vinha com uma noção de medo, mas pensava eu que fora de Hotel, as coisas fossem um pouco diferentes, mas certa noite ao jantarmos e abordamos o tema Fidel, foi visível os olhares do nossos amigos, o medo e o pânico foram constantes até que nos disseram Hablamos despues, estas palavras, mais o pânico foram as suficientes para nos calar.
Mais tarde já em quatro paredes, com janelas e portas fechadas, conseguimos perceber o que se passa verdadeiramente em Cuba, apesar que (como eu já tinha comentado no post de yoana), o medo era constante e falar baixinho também, mas depois de tanto conversarmos percebemos o que ninguém percebe, até que Enrique pergunta: Entendes?Se tu sim, bueno yo no entendo!, é verdade, ele tem muita razão, quando eu disse que percebia, eu percebia tudo o que ele queria dizer, mas é claro que não entendo.
Tudo o que era falado era sempre entre quatro paredes, na rua falar do país era um assunto tabú, além de que quando estávamos a passear, ou mesmo a caminho da praia sentia medo e nervosismo nos seus olhares. Fomos mandadas parar pela policia porque estávamos com Cubanos...no Banco quando nos aproximamos, o segurança disse logo que os cubanos não podiam entrar...resumindo eles são tratados mal no seu próprio país. Dai o medo, o medo das represálias, o medo de estarem a fazer alguma coisa de mal, sem estarem a fazer, o medo de estarem a ser observados, sem saberem...enfim, um medo que nunca acaba.
Apesar de muito tempo passados juntos e com tempo para conversa, só mesmo por carta (uma carta que não chegou por correio, esta carta foi entregue a uma pessoa que esteve em Cuba e me enviou a partir de Espanha) , decidi transcrever um pequeno excerto, porque aqui mais do que ao vivo, o Enrique conseguiu dizer-me sem medo, o que lá me diz com medo.


"...De allí vine caminando para entrar en las tiendas, estaba buscando un TV, mis amigos holandeses querian comprar uno para regalarlo a mi familia. Puedes creer tu que no ese dia, dias antes estuve buscando un TV modesto, no tan caro, aproximadamente de 200-250CUC, finalmente les agradecí la acción pero no habia TV de esse precio,mis amigos subieron la tarifa, me dijeron que buscara uno de 300-400CUC. Recorri todas las tiendas, Cárdenas, Varadero, Santa Marta, Matanzas, nada; solamente algunos de 750CUC ou 900CUC y hasta 1200CUC. Que verguenza!Un pais donde el salario maximo es de 400pesos moneda nacional, donde los productos son vendidos en una moneda que para obtener es necesario cambiar 25 nacionales por 1 CUC!ni aunque el cambio fuese 1x1 un sueldo es suficiente para compralo, así es mi país!En el unico lugar del mundo donde suceden estas cosas, el cambio de Presidente no hizo nada..."


Se continuasse aqui a escrever todos os episódios que passei, demorava dias...em Cuba é tudo mau, mas para mim, o pior mesmo é a privação da liberdade, é o querer sair do teu País e não puderes, é o querer dizer o que pensas e não puderes, em pleno século que estamos é impensável o que se passa numa ilha que está tão longe e próxima ao mesmo tempo.

sábado, 4 de outubro de 2008

Dia Mundial do Animal

Hoje, dia 4 de Outubro, comemora-se mais um Dia Mundial do Animal. Este dia foi escolhido por coincidir com a data em que se assinala a morte (em 1226) de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Segundo os escritos da altura, este homem que mais tarde veio a ser santificado pela igreja católica, adorava animais, chegando mesmo a adquirir alguns para mais tarde os libertar.

No principio da década de trinta, quando se fixou a comemoração nesta data, as preocupações eram ainda muito insípidas quanto às verdadeiras necessidades dos animais, quer dos domésticos, quer dos animais para abate, quer ainda dos animais silvestres e selvagens.Nesta época, as mesmas pessoas que supostamente defendiam os direitos dos animais, podiam ser as mesmas que se deslocavam a África para caçar um rinoceronte, ou que tinham já participado numa sangrenta caça ao tigre da Tasmânia, que em 1936 se veio a extinguir, ou introduzindo espécies não autóctones noutros continentes ou locais, com as consequências que hoje todos conhecemos.

Neste inicio de século as preocupações são outras: proteger as espécies mais vulneráveis, educar as crianças para os direitos dos animais e promover as alterações necessárias para que todos os animais possam usufruir dos direitos que a todos assistem. Talvez daqui a alguns anos seja mesmo possível olhar para trás e comemorar a data por se terem conseguido atingir os objectivos a que hoje nos propomos.

Por todo o mundo dito civilizado são milhões os animais que são abandonados nas ruas, por um dos mil motivos ou desculpas que todos conhecemos.Por todos estes motivos e muitos outros, é necessário educar para o respeito pela biodiversidade para que, daqui a alguns anos, o que hoje é ensinado dê frutos e para que as questões ambientais estejam sempre na ordem do dia, garantindo assim o bem estar das populações, já que só o equilíbrio entre fauna, flora e ambiente em geral pode proporcionar a todos, e particularmente a nós humanos, um futuro risonho.

Em comemoração deste dia, vou aqui falar-vos de todos os animais da minha casa e que fazem parte da minha vida.


O Faruk, Pastor Belga Tervueren, muito especial para mim, faz parte da minha vida há 9 anos e meio

Da esquerda para a direita, temos a Matilde, uma rafeira com cerca de 5 anos apanhada da rua e tratada pela minha irmã, a seguir o Gaspar, Golden Retrivier com 5 anos, que nasceu em nossa casa, filho da vodka que hoje já não faz parte da familia.

O mais novo da familia é o Miró, um Pastor de Shetland que tem 2 anos

Aqui está a Miranda que à cerca de 1 ano decidiu adoptar-nos, gata-cão, é dos gatos mais sociáveis que conheço, além que gosta tanto de festa como um cão.

O Sebastião é um gato obesso e está connosco há 7 anos

O Sassá o mais velho da familia que já nos acompanha há 12 anos

A todos peço que TRATEM BEM DOS ANIMAIS E NÃO OS ABANDONEM!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Outro mundo

Não tão visível, mas no fundo do mar existem coisas tão ou mais bonitas que na terra.
Debaixo da água azul turquesa do Porto Santo existe outro mundo, este mundo que vos vou mostrar. Um mundo completamente diferente da terra, um mundo que só quem lá vai é que sabe, que tem muito para descobrir ...

Estrela do Mar

Cuevas

Corais e Santola

Manta
Cardumes

Peixe Bolha

Mero

Canhões

O Mero a fazer as honras da casa, o barco afundado "O Madeirense"

Fanatismo Madonna

Já tinha comentado alguns post de pessoas que escreveram sobre a Madonna, sinceramente não sou fã e também não percebo todo o fanatismo que a rodeia, era incapaz de passar uma noite á porta de qualquer sitio para ficar mais perco do palco, também era incapaz de dar muito dinheiro por um concerto.
Mas é incrível como a Madonna, que agora esteve em Portugal movimenta e arrasta os fã, mas de uma maneira incrível, desde esperas no hotel onde está hospedada, até pernoitarem nas portas do recinto do espectáculo.
Esta tour que a Madonna fez em Portugal, segundo algumas pessoas que assistiram ao concerto, deixou muito a desejar relativamente ao último concerto que tinha feito há 4 anos, eu que estive nesse(há 4 anos), digo, que a Madonna não tem voz e que o bonito de se ver é o espectáculo, a coreografia e principalmente os bailarinos que a acompanham.
Mas com isto não deixam de haver músicas que me agradam, essas que são todas dos anos 80, mas existe uma, principalmente uma que é a minha eleita.

Like a prayer