segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Síndrome Pré-Menstrual (SPM) ou Tensão Pré-Menstrual


Um tema interessante, que já andava para escrever há muito. Muitas mulheres sofrem deste sintoma (acho que quase todas), umas mais que outras, umas com os sintomas mais intensos e mais difíceis.
No inicio achava que o SPM ou TPM não existia, ou se existia, não passava de um pequeno desconforto, ou da pessoa estar mais sensível, com mais fome....mas nada por ai além. Até que conheci uma pessoa (minha próxima) que sofre bastante deste sintoma, praticamente todos os meses ela sofre e sofrem os que a rodeiam (os mais próximos).
Como eu (até hoje) nunca sofri assim, nem sei o que isso é, achei interessante pesquisar e encontrei algumas causas e sintomas e também percebi que pelo menos 50% das mulheres sofrem mensalmente deste sintoma.
Assim sendo, podemos dizer que a Tensão Pré-Menstrual (TPM) ou Síndrome Pré-Menstrual (SPM) é um mal que atinge uma grande parte da população feminina. É um período conhecido como "aqueles dias" .Com uma grande variedade de intensidade e de sintomas, a SPM ou TPM acaba dependendo do estado emocional, físico e da idade da pacientes.
Muitos estudos vêem pesquisando sobre as eventuais causas da TPM e, até agora, pode-se afirmar simplesmente que sua causa principal se relaciona ao metabolismo próprio de cada paciente, aliado às mudanças hormonais à que elas estão sujeitas. Portanto, a tensão pré-menstrual (TPM) parece e ser um distúrbio relacionado ao desequilíbrio entre os dois principais hormônios femininos envolvidos na segunda fase do ciclo menstrual, isto é, após o período da ovulação e que precede a menstruação.
Em alguns casos a TPM pode ser resultante de distúrbios orgânicos que interferem no funcionamento dos ovários, das supra-renais ou de alterações no funcionamento cerebral. Outras vezes parece tratar-se de uma consequência de alguma notável alteração emocional afetiva, pois, diversas evidências falam a favor de uma associação entre a TPM e os transtornos depressivos, levando à sugestão de que um tipo específico de alteração pré-menstrual, caracterizada por modificações de humor, poderia representar um subtipo de algum Transtorno Depressivo.


E, de facto, o SPM ou TPM apresenta-se de forma bastante semelhante à descrita para a depressão atípica, ou seja, com humor deprimido, reacções excessivas à alterações do ambiente, hipersonia (muito sono), aumento do apetite , fadiga, sensibilidade à rejeição, ansiedade e irritabilidade.
Portanto, a Tensão Pré-Menstrual é um conjunto de alterações físicas e emocionais que certas mulheres apresentam nos dias que antecedem a menstruação. As principais alterações emocionais são o humor irritável, depressivo ou instável, podendo haver mudanças rápidas de atitude afectivas, como por exemplo, passar de chorosa para irritável abruptamente. Há ainda diminuição da tolerância com perda da paciência e crises de explosividade a qualquer momento. Do lado depressivo pode haver sensação de falta de energia, cansaço exagerado e dificuldades de concentração. Do lado físico, as principais alterações podem ser dores de cabeça, dores nas mamas, dores nas juntas, ganho de peso, sensação de estar inchada, insónia ou sonolência e alterações do apetite.

Sintomas
- Marcante humor depressivo, sentimentos de desesperança ou auto depreciativos.

- Marcante ansiedade e tensão.

- Irritabilidade e/ou agressividade marcantes ou dificuldades de relacionamento pessoal

- Diminuição do interesse para actividades usuais

- Dificuldades de pensamento, memória e concentração

- Cansaço, fadiga e perda de energia

- Alterações do apetite e/ou da aceitação de determinados alimentos

- Alterações do sono

- Sensação subjectiva de opressão ou perda do controle

- Outros sintomas físicos tais como dor nos seios, dor muscular, inchaço, ganho de peso.

- O distúrbio interfere com a ocupação e actividades.

Causas:

- Diminuição de progesterona durante o último quarto do ciclo menstrual.

- Um aumento da sensibilidade da pessoa aos hormônios ovarianos também pode satisfazer algumas teorias das causas do SPM ou TPM, já que não se constataram anormalidades nos níveis hormonais (FSH, LH, estrógenos, progesterona, prolactina ou testosterona) entre mulheres com e sem TPM.
- Os componentes químicos envolvidos no estresse físico e emocional, como o cortisol e adrenalina, por exemplo, também podem estar aumentados na TPM. Talvez devido a esse fato, se constatam relações evidentes entre experiência stressante e maior severidade dos sintomas da TPM nesta fase do ciclo. Nota-se que quando mais uma situação stressante persiste durante a fase final do ciclo, maior será o desconforto no SPM ou TPM.
- Também algumas causas ambientais podem estar relacionadas a TPM. Entre elas ressalta-se o papel da dieta alimentar. Alguns alimentos parecem ter importante implicação no desenvolvimento dos sintomas do SPM ou TPM, como é o caso, por exemplo, do chocolate, cafeína, sucos de frutas e álcool.

- As deficiências de vitamina B6 e de magnésio também estão sendo consideradas, porém, até o momento, o papel desses nutrientes na causa ou no tratamento não tem sido confirmado.
- As alterações hormonais podem provocar uma retenção maior de líquidos pelo corpo e em todos os órgãos femininos. Esse edema é capaz de afectar, inclusive, a função cerebral, pelo próprio acumulo de líquidos no tecido neural. A retenção de líquidos pode provocar até alterações do estado emocional, tornando a pessoa mais irritadiça, mal-humorada, inquieta, com certo grau de ansiedade...
Sendo esta ultima, segundo alguns estudos, a causa mais provável do SPM ou TPM.

Existe cura?!

Após esses estudos chegou-se à conclusão de que as pacientes portadoras do SPM ou TPM podem e devem ser tratadas adequadamente.

6 comentários:

Salva disse...

Meu Deus, che fortuna di non essere donna :) Joke!

L'ho detto sempre io che la donna é piú forte dell'uomo dal punto vista psicologico. Semplicemente perché ha da sopportare piú sofferenze dell'uomo, sin dall'infanzia.

Hai fatto un ottima ricerca, complimenti.

Forse noi uomini consideriamo questi problemi troppo poco in voi donne. Capiremmo voi di piu´ se pensassimo a tutto questo :)

Bacio,
Salva :)

Tombazana disse...

É que com tais sintomas não quem as ature!

Tb aqui digo que há muito boa gente que se aproveita disso para desculpar o seu mau feitio/má educação!

Beijinhos muitos

Sofia disse...

Che fortuna di essere donna!;)

Forse ci sono molti uomini che non conoscono questo (e anche altre cose), o non vogliono vedere ... forse se si fosse più informato, capire meglio le donne, no?!Beijo Salva.


Mãe, ok que se podem aproveitar disso para desculpa de alguma coisa, mas que existe mesmo este problema, existe!Aqui está provado, mas também existe cura ou maneiras de as mulheres se sentirem melhor relativamente a isso.Beijos

Salva disse...

mmmm forse mi sono spiegato io male, mi scuso se é cosi.
Era inteso come complimento per la forza delle donne, e le sofferenze che hai descritto nel tuo post, che voi donne dovete subire!!
Carattere male o no, ci sono uomini e donne con caratteri, cosi e cosi. Tutto dipende da molte cose :)

Bacio a voi due,

Salva :)

Sofia disse...

Lo so che tu ha fatto complimento della donne..io ha detto che ci sono molti uomini che non conosco bene o non capiscono las cosas di le donne in questo senso.

Guai a voi che non complimento le donne!Eheheheheh (non so se "Guai" sta ben scritto)io me riferisco in português "Ai".:)

Bacio!

Salva disse...

"Guai é perfetto Sofi :) E`la esatta traduzione del vostro "Ai";)

Bacio,
Salva :)