sábado, 19 de abril de 2008

Liberdade facilitada...brevemente.Será?!

O Governo de Raúl Castro dará luz verde muito brevemente para a tão esperada reforma migratória, em que simplificará os acessos de entradas e saídas do país e permitirá os cubanos a viajar ao exterior sem necessidade de obter uma permissão específica das autoridades.
A existência da denominada tarjeta branca ou o chamado permisso de saída, cujo o valor a pagar são 150 pesos convertiveis (cerca de 100 euros), pode demorar meses e sem garantia de resposta afirmativa foi muito criticada pela população no debate em 2007 com Raúl Castro.
Outro requisito muito utilizado, a carta de invitacion que até agora é necessário apresentar nas lojas de imigração quando se viaja, também tende a desaparecer, segundo dizem algumas "fontes" ligadas ao governo.
A reforma migratória quer acabar com a tarjeta branca, mas com excepções: os médicos, os universitários recém graduados que ainda não cumpriram serviço social ou os militares têm que obter uma permissão específica. Para os restantes desaparecerá a famosa tarjeta.
Também a carta de invitación será eliminada, que até hoje era pedida pelas embaixadas para o obter o visado de entrada. Esta eliminação com a da tarjeta branca, faz com que os cubanos só necessitaram de um passaporte vigente e visado para saír do país, o que se torna mais fácil.

Parece que estão a haver mudanças, ainda não está em vigor, mas se já se fala..é bom sinal!
Acho que os cubanos já podem ver uma pequenina luz ao fundo do túnel...não todos, até porque havendo estas mudanças, não é qualquer cubano que consegue pagar um passaporte, pagar uma viagem e também uma autorização do país onde vai imigrar ( porque é uma medida que continuará a ser obrigatória). Mas que facilita a vida a muitos, facilita.

Imagem actual de cubanos á espera horas para conseguirem um visado


Sem comentários: