segunda-feira, 2 de junho de 2008

Significado de Pai

Andei a fazer uma breve pesquisa sobre o que realmente é um Pai, porque acho que eu não sei o que é, ou já não me lembro, ou estava enganada...já lá vai muito tempo que tive um.Só o tive durante 13 anos da minha vida e eis que definem a palavra PAI com o seguinte:

Pai é o nome que se dá ao genitor (ou progenitor) de um filho ou mais filhos. É a pessoa do sexo masculino que gera uma vida, como consequência de fertilização. Pode ser também quem adopta uma criança, que por alguma razão não pôde ficar com seus pais. É também o equivalente masculino à mãe.

O pai cumpre o papel masculino:

na geração de um filho
na sua subseqüente educação e criação na sua família
como responsável legal paterno por uma criança ou adolescente ou em outras situações que se assemelhem às anteriores
O seu complementar feminino é a mãe.

...e ainda encontrei mais o seguinte:

Peixes
De 20 de Fevereiro a 20 de Março

O nativo do pai Peixes é emotivo, sensível e devotado. Muito carinhoso e preocupado, está sempre atento ao que se passa com os seus filhos. Como tem um coração muito generoso é capaz de perdoar os erros mais graves, o que por vezes pode fazer com perca a sua autoridade. Por norma os filhos de um nativo de Peixes tendem a ser mimados e um pouco egoístas.
Por vezes pode entrar em depressão por os seus filhos não corresponderem ao seu amor da maneira que esperava, e estes têm de ser muito sensíveis para lidarem com estas crises.
Preferem o conforto do lar e por isso valorizam as reuniões familiares e as festinhas caseiras.


Eu que pensava que Pai=Defunto, agora fiquei sem dúvidas...mas para mim Pai não existe, com muita pena minha, ele assim o quis, assim o quer e assim o quererá.

10 comentários:

Anónimo disse...

Minha querida, há pessoas que não têm Mãe nem Pai, tu tens uma Mãe que vale pelos 2 e muitas pessoas que te amam, cabeça para cima, a vida está só a começar. Bjs

Sofia disse...

Sim, a minha mãe...é mãe, pai, amiga, amigo...é tudo para mim:)

Tombazana disse...

Muito triste...muito triste mesmo! Foram 13 anos e meia dúzia de meses de um excelente pai para ti e 17 anos para a tua mana.

Foi pouco tempo bem sei e a esta distância fica apenas a memória de um bom pai que passou por nós, eu, a tua mana, a Pia a avó Lurdes.

A dada altura...mudou de família...criou outra, absolutamente alheia à primeira e então "MATOU-NOS"!EMUDECEU!

Fantástico...mudou de família e deitou fora a que tinha...uma família que o amava e que o estimava!

Sabes minha filha, a vida rpor vezes reserva-nos SURPRESAS tão dolorosas que é muito muito difícil conviver com elas!

Quem diria um dia que...alguém, um pai, o vosso pai seria capaz de tamanho desprezo!

Mora perto mas estranhamente LONGE!!!!!

Angustiada continuo a não entender porque é que o teu pai/vosso pai ABRUPTAMENTE DEIXOU DE SER QUEM ERA!? E já lá vão 14 anos...

Mas olha minha filha ...cá estou eu como sempre a remar o barco da nossa vida...uma vida com a nossa família e muito preenchida. Cheia de amigos que nos fazem acreditar que a vida vale a pena e que nos momentos menos bons eles estão lá a puxar os remos para alcançarmos a nossa meta...Adoro-te

Anónimo disse...

sofia linda manda o "gajo" bugiar, nao te merece mesmo!E quando se lembrar que tem uma filha linda já vai ser tarde... . Beijos da tua tia que te adora!

Anónimo disse...

era eu a Pia, claro!

Mia disse...

Bem escrito ;)! E com razão...

Geova Costa disse...

Caras Sofia e Tombazana
Uma hitória parecida aconteceu com meu tio. Separou-se da esposa com 03 filhos e por conta do novo casamento deixou de vê-los.
Quando já estavam bem formados, entrando na faculdade, meu tio se separou e casou novamente. Hoje pai , filhos, esposa e mãe vivem bem e felizes. Ele não fala no assunto, mas quando vê os filhos tão amáveis com ele sei que percebe o quanto perdeu com a escolha que fez. Por isso estejam preparadas para o perdão. Não que o casamento vá retornar, mas ele abrirá os olhos um dia.

Unknown disse...

apesar de tudo o que aconteceu nunca esqueça que voce tem um pai la em cima que esta cuidandoo de voce e pra ele voce é unica é perola mais presiosa que ele tem nesse mundo.lembre-se disso nos momentos de alegria ele ri com voce na dor e na tristeza ele chora com voce e quando pensares que não vai mais suportar a caminhada ele vai colocar voce em seu braços e levar voce .sorria jesus te ama muito e quer salvar a sua alma.para que um dia voce conheça o verdadeiro pai.jesus te abençõe muito um grande abraço

Anónimo disse...

É difícil imaginar, uma mãe se esquecer de seu filho que amamenta ou que já amamentou, é difícil imaginar, uma mãe não se compadecer do filho que esteve em seu ventre por nove meses . Pode isto acontecer ? A resposta é sim, pois, ainda que fuja da nossa imaginação esta verdade, ela existe e é real. Pois, existe mães que mesmo, após levar sua prole durante meses em seu ventre os rejeita ao nascer, existe outra mãe que deserda seus filhos, por novo casamento, existe mães que joga tudo para o ar abandona os filhos para viver suas vidas como que nada tivesse acontecido. Todavia, Deus não se esquece. “Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.”(Isaias cap 49 v 15)

Anónimo disse...

Querida Sofi!
Não pude deixar de me emocionar com o seu texto, e com os comentários acima.
E com lagrimas nos olhos fico pensando como sera a cabeça do meu filho, que foi rejeitado pelo Pai, ficara daqui a alguns anos...
Namoro de 5 anos, e uma gravidez indesejada. Fez com que muitos vendavais tomassem o meu folego por 9 meses. Hoje o meu Pedro Lucca vai fazer dia 8/08/2013 6 maravilhosos meses. Eu quero suprir todos os sentimentos, dores e carinhos possíveis e impossíveis, mais sei que não poderei fazer isso. Sinto muito pelo seu Pai, assim como sinto pelo Pai de Pedro Lucca.



Com Amor,

Johuse katyelle