quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A minha "maestra" da pintura


Há um velho ditado que diz "Quem sai aos seus, não degenera", e por isso convido-vos a visitar o blog de quem foi, é e será a minha "maestra" de pinturas para toda a vida. Está no sangue a paixão e o talento para a pintura, e tudo o que despertou em mim, vem já de dentro da barriga da minha mãe e depois cá fora, com o talento que ela tem só podia dar bons frutos. Talentosa, amiga, dedicada e uma mulher forte (como não conheço nenhuma),e muitas mais qualidades que podia aqui continuar a escrever, é a minha mãe, a pessoa com quem aprendi e comecei a dar os primeiros passos na pintura.

Por várias vezes já lhe tinha pedido para postar alguns dos seus quadros, sim porque ela tem muitos, ou não pintasse já desde a sua adolescência. Decidiu então, começar a publicar algumas obras, e digo-vos (não por ser minha mãe), que se há pessoa com talento e que quer continuar no anonimato é ela, e se vissem todas as suas pinturas e o quanto ela é uma artista, iriam-me dar razão em tudo que aqui escrevo.

Mãe, toca a pintar e a publicar o que fazes, para eu aprender ainda mais contigo.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Destino




"O destino une e separa as pessoas, mas nenhuma

força é tão grande para fazer esquecer pessoas

que por algum motivo um dia nos fizeram felizes."


sábado, 24 de janeiro de 2009

Já nasceram...

Lembram-se do post que publiquei em Novembro, Vai dar frutos? Pois é, deu frutos e foram 3 frutos lindos (2 meninas e 1 menino), que nasceram esta madrugada. Ainda não fui vê-los, são muito pequeninos e parecem umas sementes.
As fotos que tenho foram tiradas pelo Rui, que teve de serviço toda a noite para que tudo corresse bem. Agora é esperar que assim continuem, bem de saúde e mais para frente público fotos com eles mais crescidos.


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A nova vida de Nico

O Nico é um cão de raça Pastor Alemão ou Deutscher Schäferhund (como é mais conhecido no seu pais de origem). O Nico que tem 4 anos tinha uma dona, dormia com ela e vivia num apartamento, era um cão feliz de uma dona só. Certo dia a sua dona seguiu o caminho de religiosa (freira) e não tinha familiares a quem podia deixar o Nico, até que ao falar com o Padre (Director da Instituição onde a minha irmã trabalha como Socióloga), este disponibilizou um espaço para o Nico ficar na Instituição. Como a Instituição acolhe crianças, até vai ser bom este cão ter contacto com as mesma e vice-versa (pensou o Padre).
O Nico saiu de um apartamento para uma pocilga(onde estiveram porcos no passado) porque na Instituição não havia outro espaço. O mais triste de tudo foi o Nico ter começado a ser mal tratado pelas crianças.Atiravam-lhe pedras, punham paus entres a grades, a fingirem que lhe estavam a bater, isto diariamente. O Nico que já estava traumatizado por viver 4 anos dentro de uma casa e passar agora para um espaço, fechado, entre grandes, escuro, frio e só piorou quando começou a ser maltratado.
O Nico foi para a Instituição em finais de Novembro e minha irmã há 1 semana decidiu ir ver o cão, quando depara com um cão medroso e que mal punha a cabeça de fora com medo, estava definhar aos poucos e ia acabar por morrer.
Impossível ficar insensível a esta história, a minha irmã tratou logo de fazer alguma coisa, começou por fazer circular e-mails, juntamente com a minha mãe que pôs anúncios na Internet, para o mais rápido possível tirar o cão daquele sofrimento.
Se não tivéssemos quatro cães, tínhamos ficado com o Nico, vontade não faltava, mas era impossível.
Com o circular do e-mail e anúncios, muitas pessoas ficaram sensíveis a esta história, até que este sábado que passou, telefonou um senhor a dizer que queria muito ficar com o cão, disse que tinha um cão velhote e que o Nico era para fazer companhia ao cão deles e também para concretizar um sonho do filho (que era ter um Pastor Alemão). Assim foi combinaram a hora e encontraram-se.
A minha irmã como já conhecia o cão é que foi buscá-lo, enquanto a minha mãe ficou a conversar com os senhores (era um casal, com um filho com17 anos).
O difícil foi tirá-lo da pocilga, o Nico não queria sair e chegou a morder à minha irmã, mas arrependeu-se logo de seguida, foram uns bons minutos até a minha irmã conseguir convencê-lo de que ia para melhor. Quando se apanhou cá fora o Nico puxava de alegria. Os senhores gostaram muito dele , o filho estava eufórico, o Nico entrou no carro, e foi ao colo da senhora (sempre com a presença feminina bem presente).
Esta fotografia foi enviada pelos novos donos do Nico. Ele está com um ar muito feliz na sua nova casa e com o novo amigo e segundo os donos nem parece o mesmo ( e só passaram 6 dias).


Que sorte teve este cão!

Diariamente somos bombardeados por anúncios deste tipo, não falando das desgraças que se vê na rua, dos cães abandonados diariamente. Infelizmente ou felizmente já nos passaram muitos pelas mãos, que até hoje sempre conseguimos arranjar novos donos.

Tivessem todos um final feliz, como o do Nico!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Classificados


Troco frio por calor - URGENTE!
Caso alguém esteja interessado

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Praia do Guincho em pleno Inverno

A Praia do Guinho que fica a 25 km de Lisboa e a 5 km de Cascais, localizada no vale das serras de Sintra e virada para o Atlântico, é uma combinação subtil das dunas de areia com os pinheiros, e o mar. A Praia do Guincho sempre foi ideal para o surf devido às suas grandes ondas, mas actualmente está ser muito procurada para a prática do windsurf e kitesurf, inclusive todos os anos são feitos concursos internacionais destas modalidade, em que recebemos turistas de todo o mundo.

Praia do Guincho, ao fundo Hotel do Guincho
Tirei esta fotografias porque não queria acreditar, que com um dia tão frio e o mar tão gelado, havia uma rapariga que estava a tomar banho nas ondas como fosse um dia de Verão

Praia do Guincho - Oceano Atlântico


Praia do Guincho, virada a Norte

Praia do Guincho com a Serra de Sintra em cima


Uma das zonas envolventes da Praia do Guincho, passagem para a Praia


Zona envolvente - Praia do Guincho

Zona envolvente, já se avistam as dunas da Praia do Guincho
Como é bom viver perto do praia, mesmo no Inverno tenho a possibilidade de respirar o cheiro a mar, que me traz grande energia.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Portugueses sorriem cada vez menos...


Será da crise?!

Será do Tempo?!

Será coincidência?!


"....No âmbito deste estudo, os especialistas do Laboratório de Expressão Facial da Emoção analisaram também quase 38 mil fotografias publicadas nos jornais diários portugueses, tendo concluído que a face neutra e o sorriso fechado foram os tipos de expressão facial mais frequentes no ano passado.
As conclusões também indicam que - nas fotografias publicadas nos jornais diários portugueses em 2008 - as mulheres sorriem mais que os homens, as crianças são as que apresentam mais e frequentemente o sorriso largo e os homens apresentam mais o sorriso superior a partir dos 60..."
ver restante artigo

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Já viveste uma segunda vida?

Mais conhecido por Second Life (significa "segunda vida" em Português), também abreviado por SL, é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi desenvolvido em 2003 nos EUA e é mantido pela empresa Linden Lab.
Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social.
Este mundo virtual começou maioritariamente com Americanos, mas cada vez mais há usuários de todo o mundo e todos os anos o SL cresce significativamente.
O SL possui um sistema de moeda própria chamado Linden Dollar (L$), levando o mesmo nome da empresa mantendora (Linden), que obviamente não tem valor algum directo no "mundo real",mas o Linden Dollar podem ser convertidos para dólares americanos (reais) e também é possível comprar Linden Dollar através do site por Paypal ou cartão de crédito internacional, respeitando sempre os limites pré-estabelecidos pela administração do sistema. A moeda virtual tem valor flutuante em relação ao dólar americano, ou seja, seu valor pode variar a qualquer momento. Devido a possibilidade da conversão através do site de Linden Dollar em dólares americanos reais, muitas empresas aproveitam para explorar suas marcas dentro do ambiente virtual, ou mesmo muitas pessoas aproveitam por constituir a sua própria empresa no mundo virtual foi o caso da MarinaXI (que o SL para ela é meramente profissional). Além disso, a própria exposição da marca dentro do Second Life é uma grande vantagem para a empresa no mundo.


Como tudo se processa:
Criar uma conta e fazer donwload do SL na pagina http://secondlife.com/ e depois criar um "avatar" (nome que se ao itens gráficos que representam pessoas através de um meio informático).

A minha experiência no SL:
Entrei no SL em Junho de 2007 (devido a uma amiga que já quase há 1 ano e meio lá andava), já tinha algumas noções de como se processava, mas só passado tanto tempo me deu curiosidade de viver uma segunda vida. Admito que é viciante, por isso muitas pessoas deixam de viver a sua "primeira vida" para viveram a "segunda vida". Também admito, que o que me levou a criar um avatar foi saber que a Ilha Cuba estava presente no jogo e depois de fazer login, foi num instante até fazer amigos, ter uma casa, ter um cão, um cavalo e até mesmo casar (só mesmo numa segunda vida e virtualmente). :)
Muitas pessoas utilizam o SL somente para negócio é o caso de MarinaXI (que já falei) e outros pessoas que conheci, mas no início não há ninguém que não passe pela fase dos amigos, da família e mesmo do casamento,
só que existem pessoas, para as quais, tudo isto não passa mesmo de uma fase.Outras utilizam o Second life como meio de relacionamento, eles passam a adquirir produtos e contratar serviços virtuais, para aprimorar o seu avatar tanto na aparência como adquirindo casas, terrenos, carros, roupas etc.
A minha passagem pelo SL foi curta, durou 5 meses, fiquei cansada de viver para o "jogo" porque para mim não passava disso, não fiz negócio, nunca trabalhei para ganhar dinheiro, apenas entrava para me divertir e para ver o trabalho criativo das pessoas.
Para mim, das coisas mais bonitas que o SL tem são os gráficos e a criatividade, os trabalhos feitos por pessoas em vida real, passados para o mundo virtual. Por tudo isso valeu a pena ter vivido "uma segunda vida".
Acho que o SL é vantajoso para quem queira fazer negócio ou mesmo passar o negócio real para virtual.

Não deixo de recordar esta segunda vida e por isso tenho uns momentos fotografados na Ilha de Cuba (virtual).

Esta sou eu (o meu avatar), mais conhecida por Somi Congrejo (meu nickname)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A minha almofada preferida


...seja em casa, no campo, na praia anda sempre atrás, óptimo para dormir uma sesta!:)

domingo, 11 de janeiro de 2009

Um carro com vários nomes

Adoro carros, sejam eles novos, velhos, grandes, pequenos, carrinhas ou jipes (sendo este ultimo a minha paixão). Existem um carro, ou um "ovo" como também o chamavam, pelo qual tenho um gosto muito especial, o BMW Isetta. Este carro, ou micro-carro era o mais bem sucedido produzido nos anos seguintes à Segunda Grande Guerra, um tempo em que o transporte barato para curta distância era o mais necessário. Embora o projecto fosse originário de Itália, foi construído em vários países incluindo Espanha, Bélgica, França, Brasil, Alemanha e Grã-Bretanha. Por causa da sua forma de ovo e janelas em forma de bolha, tornou-se conhecido como carro bolha, nome esse atribuído mais tarde a outros veículos similares. Noutros países tiveram outros nicknames: Na Alemanha era “das rollende Ei” (o ovo rolante) ou o “Sargwagen” (literalmente “caixão com rodas”; o nome veio aparentemente da distância pequena (ou inexistente) entre os passageiros e o tráfego próximo). Na Franca era o “yogurt pot” (Frasco de Iogurte). No Brasil era a “Bola de futebol”, e no Chile é chamado ainda o “huevito” (ovo pequeno).Mais informação e fotos sobre o carro podem ler aqui



O carro já na oficina para reconstrução (espero daqui uns meses publicar as novas fotos)


Protótipo do carro, desenhado e pintado por mim (estas são as cores que o carro vai ficar ,o Laranja com Marfim)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Artlusa


A minha avó chegou a casa e viu esta embalagem em cima da mesa e perguntou:

Avó: Sofia, compraste frango assado?

Sofia: Eu não, porquê?

Avó: Tens aqui uma embalagem de frango!

Sofia: Não é embalagem de frango, é um presente que me deram!:)
Á primeira vista parece uma embalagem de comida, mas quando se vê ao pormenor percebe-se que é muito mais que isso, que é uma maneira muito criativa de embalar qualquer coisa.
A Artlusa (como podem ver no site) faz este tipo de coisas e muito mais, ou não fosse a minha amiga Mónica a designer lá do sitio e tudo com um toque muito português.

Esta embalagem, tem dentro um top (mas pode trazer t-shirt para homem ou mulher, de manga curta ou comprida), em cima (tampa da embalagem) tráz todos os desenhos possíveis para as mesmas, tem vários motivos, todos com símbolos nacionais e regionais de uma forma contemporânea .


Quando abro a embalagem, tenho dentro o meu top cor-de-laranja (só a minha cor preferida, obrigada Mónica!), mas as cores também são variadas.


E no caso do meu top, calhou-me o desenho do nosso eléctrico, ou não fosse um símbolo típico Português, mais propriamente de Lisboa.
Uma maneira original de ter lembranças do nosso país, para nós que cá estamos e para os que nos visitam e querem levar uma lembrança, e não é uma lembrança qualquer, é gira, original e criativa.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Cada um com a sua pancada

O que uma pessoa não faz para ficar em forma, ou melhor, o que eu não faço para ficar em forma:

Correr junto ao mar durante 40 minutos com uma temperatura de 3ºgraus.

(vou agora mesmo tomar um banho quentinho porque estou g-e-l-a-d-a)

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Assim começou o meu ano

Quem me conhece sabe que não gosto propriamente da noite de fim-do-ano, gosto mesmo é de passar uns dias fora, e junto o útil ao agradável, passo uns dias fora de casa e com alguns amigos.
É uma boa oportunidade para conviver.
O que te parece 18 pessoas numa casa, durante 4 dias?!
Parece um concurso de televisão que houve há uns tempos que se chamava Big Brother. Estes dias foram um pouco assim, 18 pessoas numa casa no Algarve - Albufeira(Sul de Portugal - 200 km de Lisboa), mas com a diferença que não tínhamos camaras (ainda bem) e podíamos sair de casa.
A juntar aos dias muito agradáveis que foram, a mesa recheada de comida não podia faltar, ou não tivessem sidos 1000€ em compras para os 4 dias.
No dia 1 de Janeiro de 2009 iniciamos a refeição por volta das 16 horas e acabamos por volta das 24 horas, ou seja, começamos o ano em beleza, e na mesa como óbvio não podia faltar (como podem ver na 2 fotografia) o Marisco:

- Gambas;
- Percebes ou Perceves (como preferirem);
- Sapateira;
- Linguiça;

Não vale a pena falar das bebidas porque essas não só fizeram parte desta refeição, mas sim de todo o fim-de-semana, a toda hora:

- Cerveja (não tenho conta das caixas que se beberam);
- Vinho;
- Caipirinhas (estavam deliciosas);
- Outras;

Como diria o nosso cantor Sérgio Godinho "Hoje é primeiro dia do resto da tua vida...".

Viva o luxo!:)





segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Made in Cuba

Especial para mim, esta carteira foi comprada em Cuba em Novembro de 2006, foi numa feira em Varadero que estava um senhor que as fazia á mão e gravava o nome que se queria (como podem ver na primeira fotografia, diz Sofia e em baixo Cuba 2006). Estas carteira desapareceram naquele minuto que lá estive, porque além de ter sido feita á mão, elas têm o "dom" de arrumar as notas com um simples virar (como também podem ver na imagem).
Ver esta carteira ao vivo é mais engraçado, por fotografia não dá para ter a noção das verdadeiras funções.
Esta carteira faz sucesso e ainda hoje anda sempre comigo e ainda a uso seja para os cartões, ou para notas, ou moedas. Quando meses mais tarde voltei a Cuba, fui á procura destas carteiras porque tinha pessoas que me tinham encomendado, mas o senhor que as fazia já não estava na feira e nunca mais o vi.
Carteira como esta e com estas funções nunca mais vi, ou não fosse ela feita por cubanos. :)