sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Again...Porto Santo

Faz três meses tinha postado http://paixaoanimal.blogspot.com/2008/06/regressei.html a viagem que tinha feito ao Porto Santo. Agora volto a repetir a mesma viagem. Como da outra vez não vos falei sobre esta pacata ilha, agora falo um pouco.


O Porto Santo, chamada a Ilha Dourada está situada em pleno Oceano Atlântico, dista 500 Km de África, 900 Km Sudoeste de Lisboa, 1300 Km dos Açores e somente a 50 Km da Madeira, apresentando em relação a esta um enorme contraste paisagístico.Com 42,17 Km² de superfície, 11,4 Km de comprimento e 6 de largura, a ilha apresenta uma configuração pouco montanhosa. Ainda assim, as poucas elevações existentes são, sobretudo, mais notórias a Norte do Porto Santo, com destaque para o Pico do Facho, cujo cume não excede os 517 metros. Ilha de rara beleza, o Porto Santo é, pelas peculiaridades paisagísticas que apresenta, um destino diferente dentro da Europa. Mesmo em relação à Madeira, e apesar da proximidade geográfica que separa as duas ilhas, o Porto Santo oferece um surpreendente contraste, uma espécie de contraponto a uma estadia na ilha maior do Arquipélago. São inúmeros os aspectos que distinguem as duas ilhas.Aqui, a longa praia, o horizonte plano e o modus vivendi pacato e recatado convidam-nos à evasão.À margem de comparações, verificamos que, no seio da própria ilha, a sua paisagem é, também ela, bastante variada, sobretudo quando nos confrontamos com a dupla vertente mar/montanha. A Norte podemos respirar o ar puro da montanha, proporcionado pelo já extenso pinhal aí existente. Passear a pé por entre maravilhosas paisagens e usufruir da sua beleza agreste num ambiente verdadeiramente idílico é, sem dúvida, uma forma diferente de descobrir os encantos da natureza. Recentemente recuperadas, as veredas, quer pela segurança que oferecem, quer pela beleza a que acedem, constituem hoje os circuitos ideais para levar a cabo este tipo de caminhada.No que respeita à costa Sul da ilha e, sobretudo, para os admiradores de actividades balneares, a paisagem é, toda ela, dominada pelo dourado dos 9 Km de areias que fazem da praia do Porto Santo, seguramente, uma das mais belas da Europa.Graças às excepcionais qualidades conferidas por esta esplêndida orla marítima, a ilha afigura-se como um destino ideal para a prática de desportos náuticos, como a vela, a canoagem, o mergulho, ou, ainda, para a realização de jogos de praia de que são exemplos o futebol e o vólei.Se por outro lado preferir programas mais calmos, poderá desfrutar de agradáveis passeios à beira-mar num areal que se estende até perder de vista.

Qualidade da Areia do Porto Santo

Uma particularidade do Porto Santo são as qualidades da Areia. A areia do Porto Santo teve origem no desmantelamento de um recife de coral que se desenvolveu na plataforma norte da ilha há cerca de 30 mil anos. Esta particularidade, assim como o clima, fez com que as areias se tornassem “muito fina e calibradas, com partículas tubulares”, permitindo uma grande aderência à pele. Em termos químicos, possuem quantidades de óxido de cálcio e óxido de magnésio e estrôncio acima do normal, quando comparadas com outras areias, elementos extremamente benéficos para a saúde quando absorvidas em quantidades controladas. As propriedades térmicas também são únicas, uma vez que a difusão do calor é alta e a taxa de arrefecimento é baixa. A argila bentonítica, por seu turno, foi classificada como possuindo baixa granularidade e abrasividade, boa plasticidade, elevada capacidade de troca catiónica, entre outras especificidades.

Qualidade da Água

A água do mar, que já é utilizada em tratamentos de talassoterapia, apresenta quantidades anormalmente elevadas de crómio, estrôncio e iodo, elementos benéficos para a saúde humana, e que estão intimamente ligados ao bronzeado característico dos banhistas que fazem praia na Ilha Dourada. As águas de nascente bicarbonatadas e sódicas também poderão ser introduzidas nos tratamentos, através de ingestão após os tratamentos de areia como forma de repor os líquidos perdidos. ( A talassoterapia já experimentei e aconselho).:)

Uma ilha pequena mas cheia de atributos e onde vou estar nos próximos tempos!




Zona Sul da Ilha - Areal







Zona Norte da Ilha






Vista Aérea

2 comentários:

Unknown disse...

Aiiii, que paraíso...

Geovana disse...

Desde que eu vi o outro post que já me encantei por esta praia... é tão linda.. o mar é tão zul e essa faixa de areia amarelinha, com rochas acompanhando... muito linda.

Tenho uma curiosidade: o mar de Portugal é frio ou morno? Aqui no Brasil, seguindo para o sul o mar é frio e seguindo para o nordeste o mar é morninho; na Bahia parece que colocou a água pra aquecer. E aí, como é?