quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Tradição Portuguesa, o Magusto!

Portugal já é conhecido pela sua boa gastronomia, não falando de certas tradições de que eu gosto muito!:)
Uma tradição em Portugal é o nosso Magusto que se comemora no dia 11 de Novembro em honra ao dia de S. Martinho.

Diz a lenda que Martinho, nascido na Hungria em 316, era um soldado. Era filho de um soldado romano. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protector dos soldados. Aos 15 anos vai para Pavia (Itália). Em França abraçou a vida sacerdotal, sendo famoso como pregador. Foi bispo de Tous.Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão. Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho.

Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo.


Como não podia deixar de ser e um pouco mais cedo do normal, hoje comemorei o Magusto em casa de uma amiga, tivemos direito a umas castanhas assadas e bebida Jeropiga, hummm que maravilha!!!


Como eu gosto de castanhas!!!

3 comentários:

Tombazana disse...

Eu tb adoro castanhas...como dizia o avô Nelo: "7 castanhas e um copo de água é um palmo de pau".

Um bom vinho ou jeropiga é o acompanhamento perfeito. Pessoalmente como não bebo álcool acompanho com um bom sumo de qualquer fruta...

Beijinhos muitos

Sofia disse...

Eu nunca tinha bebido Jeropiga e gostei muito...e as castanhas nem se fala, sempre boas!:
Beijinhos
Sofia

Anónimo disse...

E mentira essa historia do Magusto. O magusto e muito mais antigo que S. Martinho. O Magusto e conhecido por exemplo na Irlanda como Samhain, ou hoje em dia por ca tambem como Dia de todos os Santos ou Halloween. No dia 1 de Novembro era celebrado pelos celtas o ano novo. eles pensavam que a porta para o mundo dos mortos abria nessa noite e as almas dos defuntos os visitavam, dai a deixarem um prato com fruta da epoca, como as castanhas, para os espiritos se alimentarem.