quinta-feira, 27 de novembro de 2008

As coisas que não se esquecem...


Estava a fazer umas arrumações e encontrei uma revista com um artigo feito pelo amigo Rui, em que falava da raça do meu cão Faruk, o Pastor Belga Tervueren. Nessa mesma revista está uma fotografia do Faruk em pleno salto de uma prova de agility. O Faruk aqui tinha 2 anos e meio, esta prova foi em Cascais, a primeira prova do Faruk no mundo do agility, uma prova em que eu (sim, porque não apareço na fotografia, mas estava a conduzi-lo) e o Faruk ganhamos o 1º lugar.
Depois desta prova seguiram-se muitas, inclusive em Espanha.
O Faruk, como podem comparar com as fotos que pus no post do dia 17 de Novembro está um pouco diferente, o seu pêlo estava bastante mais claro e os olhos dele estavam normais, ou seja, aqui ainda não havia indícios de que ele ficaria cego e que tudo isto ia acabar.
O Agility um desporto canino que existe em todo o mundo foi "deixado" pelo Faruk muito cedo devido á sua doença. Hoje em dia quando digo: "Faruk vamos fazer agility?", ele fica numa excitação que até parece que foi ontem que fez uma prova. Os treinos, as provas, o stress...coisas que o Faruk nunca esqueceu e eu também não.

6 comentários:

Yuya disse...

Hola sofi, ya te dije que tu perro es bello e inteligente, estas fotos lo demuestran. Campione? que alegìa.
No se si entendì mal, dices que el se ha quedado ciego?, que làstima, menos mal que està en buenas manos.

Un abrazo:)

Sofia disse...

Sí, Faruk es ciego, empezó a ver mal a los 3 ½ años y completamente ciego a 6 años y ahora tiene 9 ½ años.A historia es triste, ma el es muy feliz.
Hace todo igual en su vida, sólo no participa más en este deporte, la agilidad (agility).

Beijos
Sofia

Anónimo disse...

Boa noite,

Em toda a minha vida tive cães, entre eles várias raças, mas nunca tive um cão Pastor Belga mas conheço pessoas que têm.Para mim é a raça de cães mais inteligente que existe. O grupo dos Pastores por si só é um grupo de cães de trabalho, o que faz o cão ser bastante atento e o torna muito inteligente, mas o Pastor Belga, sem dúvida, inteligência infinita.
Já vi também algumas provas de saltos e esta raça é fantástica na sua agilidade, na sua obediência e elegância.
Esta fotografia está excepcional, foi tirada na altura certa, não falando do exemplar da fotografia que é lindo, as pessoas que conheço têm os Pastores Belgas pretos (não sei dizer o nome certo) e desta cor só tinha visto em provas de saltos. Beleza ainda maior, sem dúvida.
Muitos parabéns pelo cão que tem e mais uma vez digo,esta foto está divina.

Muita sorte!

Cumprimentos

Pedro Bastos

Sofia disse...

Olá Pedro,
Obrigada pelo comentário e pelos elogios ao meu cão.
A foto também concordo contigo, está demais e não me canso de olhar para ela.
Acho que todos os cães são inteligentes, uns mais que outros, mas concordo contigo quando dizes que o grupo I (cães pastores) são muito inteligentes. São cães de trabalho e fácil ensino, aprendem tudo muito rapidamente. Os Pastores Belgas pretos são a variedade Groenendael, o meu é variedade Tervueren e depois ainda existem outras duas que são o Malinois e o Laekenois o que fazem um total de 4 variedades do cão Pastor Belga.
São cães de um dono só, calmos ( o meu sempre viveu em apartamento), muito obediente, não cheira a cão (uma característica da raça), também nunca me estragou nada em casa...enfim muitas qualidades.
Eu também já tive e tenho outras raças, mas continuo a dizer que a raça Pastor Belga veio para ficar.:)

Beijos
Sofia

Mont'Alves disse...

Olha o que foste encontrar. Pois foi, neste dia andava eu super babado com a minha cadlinha tervueren quando vi este lindo cão e disse olha !!!! um igual á minha. Lá foi meter conversa e super coincidência o Faruk e a Degas eram irmãos, mas de ninhadas diferentes. Deste encontro nasceu uma bela amizade que dura até aos dias de hoje, com muitos cães pelo meio.

Um grande beijinho para as mulheres da familia firmino da familia Mont'Alves.

Para o Pedro do Post anterior uma dica. www.montalves.com

Sofia disse...

Pois é Rui, foi neste dia que nos conhecemos,graças ao Faruk e Degas.Já lá vão 8 anos.
E tu lembraste da nossa viagem a Espanha?! Que momentos!:)

Olha, não consigo aceder ao teu blog, quer dizer, consigo aceder só que depois bloqueia e só consigo ver o titulo Mont'Alves e nada mais (desde sábado que isto me acontece), por isso não consigo ver, nem te deixar os parabéns.

Deixo-te aqui os meus parabéns, que passes um dia muito feliz (quer dizer esta hora já é dia 2), mas tenho a certeza que te deves ter divertido muito, não são todos os aniversários passados na Suiça e a fazer Mushing.Quero ver fotos!:)

Beijo para ti e para a restante familia Mont'Alves;)